Sejam todos bem vindos!

Este espaço surgiu com a intenção de divulgar e trocar idéias a respeito da música e sua complexa rede de relações. Sua importância na formação integral do ser humano. Seus benefícios como ferramenta socializadora na formação do caráter e na prevenção dos riscos sociais.
Sua opinião é muito importante!

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Construindo Instrumentos Musicais Alternativos

          Em educação musical é fundamental o fazer musical dos alunos. Cantar, bater palmas, dançar, marchar no ritmo é muito bom, mas construir instrumentos que possam tocar, acompanhar as canções, criar arranjos sonoros, descobrindo características do som como timbre, altura, intensidade, duração, é altamente enriquecedor.
Já construí muitos instrumentos de materiais simples até os mais complexos e, "garimpando" na internet encontrei diversos sites com uma atenção ao assunto.
Quando vamos construir os instrumentos, devemos pensar primeiramente na segurança dos alunos. Que não tenham extremidades cortantes ou pontiagudas principalmente. Prefiro trabalhar com materiais como madeira, plástico e papelão, devidamente lixados que, após confeccionados, cada aluno personalizará o seu instrumento se utilizando de adesivos, canetinhas, cola colorida, fitas, barbantes, miçangas, etc.

          No post anterior mostrei como se faz um idiofone que eu fiz, utilizei e utilizo até hoje com muita aceitação por sua afinação.

          Outro instrumento muito simples são as "clavas" que consistem em um par de bastões de madeira percutidos um no outro.

MATERIAL:

1 Cabo de vassoura de madeira
1 Lixa nº 120
1 Serra
1 Regua

MODO DE FAZER:

1) Serre o cabo de vassoura em pedaços de 17 cm de comprimento;

2) Lixe bem todo o bastão e as extremidades, arredondando-as;
3) Decorar com canetinhas coloridas, cola colorida, barbantes ou linhas coloridas, etc.


UTILIZAÇÃO:

Você pode utilizar as clavas para introduzir as noções de pulso, tempo além de deixar que explorem todas as sonoridades que conseguem produzir com elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário